Home     Quem Somos     Parceiros     Colabore




Crédito fácil apenas explica 1/5 da bolha no imobiliário dos EUA
10 October 2010

[Paper] “Can Cheap Credit Explain Housing Boom?”

[Autores] Edward L. Glaeser, Joshua D. Gottlieb, Joseph Gyourko

[Publicação] NBER, Setembro 2010

[Classificação JEL]

[Palavras Chave]

(Newsletter nº144 | 11 OUT | 2010)

Edward L. Glaeser, Joshua D. Gottlieb, Joseph Gyourko estudam o papel das baixas taxas de juro e do crédito fácil na bolha imobiliária nos EUA, num artigo publicado pelo National Bureau of Economic Research (NBER). A conclusão é que o impacto é bastante reduzido e que no caso das taxas de juro representa apenas um quinto da subida dos preços entre 1996 e 2006.

[Artigo] Neste paper publicado pelo NBER, Edward L. Glaeser, Joshua D. Gottlieb, Joseph Gyourko estudam a importância do crédito fácil e barato na bolha do imobiliário americano entre 1996 e 2006, um período em que o preço das casas cresceu 53% em termos reais.

[Abordagem] É utilizado o modelo tradicional para determinação do preço das casas, a partir do custo do utilizador, que permite concluir que o impacto das taxas de juro nos preços é muito menor quando se incluíem algumas hipóteses adicionais e que tornam o modelo mais completo.

[Conclusões] O efeito das baixas taxas de juro nos preços surge em linha com as estimativas empíricas e aponta para que expliquem apenas um quinto da subida dos preços neste período. Também as alterações nas taxas de aprovação dos créditos ou nos valores emprestados face às avaliações do imóvel não aparentam ter grandes efeitos, embora aqui os autores avisem que são necessários estudos adicionais para ter conclusões mais definitivas.

[Comentário] A discussão sobre as responsabilidades na crise financeira, em particular o subprime e a bolha do mercado imobiliário dos EUA, promete continuar. Há quem aponte o dedo a Alan Greenspan por ter mantido os juros demasiado baixos e ter permitido o aliviar da pressão da regulação. Há quem, pelo contrário, explique a crise com outras razões e minimize a culpa da Reserva Federal. É uma história que ainda se está a escrever e promete fazer correr muita tinta.

— e.conomia.info

---

Envie o seu comentário

  1. im a newbie here! happy to know you!nice forum!
    its looks so good! amamzing! :D :D
    wa, it looks so interesting! i like it

    wholesale jewelry · 25 January 2011, 08:40 · #

*
* (não será publicado)
*
  * campos de preenchimento obrigatório