Home     Quem Somos     Parceiros     Colabore




Como medir a influência das publicações científicas?
25 July 2010

(Newsletter nº142 | 6 SET | 2010)

Martin Ravallion e Adam Wagstaff apresentam uma nova medida do impacto das publicações académica – a influência – partindo do número de citações do Google Scholar. (+)

---

Emergentes com políticas orçamentais pró-cíclicas dolarizam mais a divida
25 July 2010

(Newsletter nº142 | 6 SET | 2010)

Com base numa análise a 22 economias emergentes entre 1980 e 2005, este artigo do FMI conclui que, em países com taxas de câmbio contra-cíclicas, as políticas orçamentais pró-cíclicas estão normalmente associadas a maior dolarização das suas dívidas. Bastaria, por isso, evitar essa pró-ciclicidade para os governos deixarem de ter incentivos para optar pela dolarização. (+)

---

EUA em arrefecimento
22 July 2010

REVISTA de IMPRENSA

A economia americana está a abrandar mostra o indicador avançado da Conference Board um dia depois de Bernanke ter avisado para a fragilidade da retoma. Na Europa há surpreendentes bons sinais da economia real… mas há já quem diga que os testes de stress não vão acalmar os mercados. (+)

---

Impacto da China no crescimento mundial
22 July 2010

(Newsletter nº 141 | 22 JUL | 2010)

Uma análise de longo prazo conclui que um ponto percentual adicional de crescimento na economia chinesa está correlacionado com um aumento de quase 0,5 pontos
noutras economias, especialmente as mais próximas. E se há duas décadas o impacto era especialmente forte nos países mais próximos, a distância está a ter cada
vez menos importância. Um impacto tem crescimento ao longo do tempo. (+)

---

Banco central alemão diz que Irlanda pode destruir a Zona Euro
20 July 2010

REVISTA de IMPRENSA

Banco central alemão diz que Alemanha não tem nada a fazer para ajudar a reequilibrar a Europa e ataca de forma dura a Irlanda. O debate sobre austeridade endurece e nos EUA grupo de notáveis pede mais estímulos. A China já é o maior consumidor mundial de energia. (+)

---

Austeridade a mais? Wolf convida Summers, Trichet e outros para o debate
19 July 2010

REVISTA de IMPRENSA

O debate internacional sobre a oportunidade da consolidação orçamental sobe de tom e conta agora nas páginas do FT com nomes como Lawrence summers, Trichet, Brad Delong, Nial Ferguson. Economistas continuam a preocupar-se com risco de deflação nos EUA. Um cenário negro sobre incumprimentos na Europa. Hungria e Irlanda sob pressão. (+)

---

Mercado de capitais indiferente ao “rebranding” das empresas portuguesas
17 July 2010

(Newsletter nº 141 | 22 JUL | 2010)

Os investidores não valorizam as opções de alteração de nome ou marcas de empresas portuguesas nos últimos dez anos. Aliás, se algum efeito houve, foi uma penalização no mercado de capitais por essas estratégias de marketing. Esta a conclusão de um estudo recentemente publicado no ISEG e que olha para a reacção do mercado de capitais nos dias imediatamente antes e após o anúncio por empresas do PSI-20 de alterações das suas marcas. (+)

---

Portugal desigual nos rendimentos e nas oportunidades
17 July 2010

(Newsletter nº 141 | 22 JUL | 2010)

Portugal apresenta um dos índices de desigualdade de rendimento mais elevados da Europa. Além disso, regista também níveis elevados de desigualdade em termos de oportunidades oferecidas aos cidadãos, o que significa que, em grande medida, a desigualdade de rendimentos resulta de problemas institucionais (e não tanto do baixo esforço dos mais desfavorecidos). Isto é especialmente verdade quando se analisa a desigualdade de oportunidades após a entrada no mercado de trabalho. Ou seja, em termos de igualdade de oportunidades “ex-ante” – fundamentalmente ao nível da educação e formação – Portugal pontua no meio da tabela europeia. Já quando se considera a desigualdade de oportunidades “ex-post” – uma medida que depende muito da presença de sindicatos e de políticas de redistribuição de rendimento – Portugal salta para o topo. Estas são algumas conclusões de um recente estudo onde se analisam as possíveis causas dos níveis de desigualdade em 25 países europeus, procurando avaliar o impacto de condições externas aos indivíduos na desigualdade de rendimentos. (+)

---

Goldman paga 550 milhões e apaga passado do subprime
16 July 2010

REVISTA de IMPRENSA

Ao mesmo tempo que se aprova a reforma financeira nos EUA e os bancos europeus avaliam as suas contas, um dos gigantes norte-americanos apaga o seu passado com os produtos subprime, pagando 550 milhões de dólares de multa. (+)

---

Risco de pobreza diminui ligeiramente em 2008, mas tinha subido em 2009
15 July 2010

REVISTA de IMPRENSA

Pobreza baixa um pouco depois de subir no ano anterior revelou o INE que dá conta ainda de que, sem apoios sociais, a pobreza atingiria 4 em cada dez portugueses. BCE lança avisos sobre insustentabilidade orçamental (e apoios à banca). Berlusconi apresetou o seu plano de austeridade. Depois de Zapatero ter ontem enfrentado a Oposição, hoje é a vez de Sócrates ter o seu debate de Estado da Nação. A economia chinesa dá sinais de abrandamento. (+)

---

mais antigo mais recente